quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vem aí o Festival Latino Americano de Teatro 'RUÍNAS CIRCULARES' - 4ª Edição

O Festival Latino Americano de Teatro Ruínas Circulares vem paulatinamente se consolidando como um dos eventos mais importantes de ensino, pesquisa e extensão do calendário da Universidade Federal de Uberlândia e do Curso de Teatro. Depois do quarto ano consecutivo de realização, é natural que o Festival entre numa fase de reinvenção e reestruturação. Reinventar-se a cada momento faz parte da própria natureza da vida, cuja única certeza é a mudança. O tema que articula parte da programação artística, pedagógica e teórica é “O Teatro e a Rua”, não só pelo merecido reconhecimento da importância do “Teatro de Rua” para o panorama cultural do país, mas também como forma de prestar homenagens a personalidades que dedicaram sua vida a esta forma teatral.

Entre as inovações das ações promovidas nesta 4ª. edição, incluem-se o Cortejo Teatral, a Mostra Local e o aumento do número das Demonstrações Técnicas. O Cortejo Teatral, de caráter semelhante a um bloco de carnaval, é um convite à dança e à festa, bem ao gosto dionisíaco de liberdade, alegria e ruptura de todas as convenções sociais, numa verdadeira celebração da vida como ela é. A Mostra Local é um novo projeto do festival que propiciará uma visão do que a cidade tem produzido em termos de montagens teatrais nos últimos dois anos. Com o aumento do número das demonstrações técnicas dos grupos profissionais convidados, o festival pretende fortalecer seu vínculo com o aspecto pedagógico, ou seja, com o processo de ensino/aprendizagem do estudante de teatro.

Nas três edições anteriores do festival, sua grade de programação principal sempre ficou centrada no teatro Rondon Pacheco. Nesse ano, outra inovação refere-se à expansão de suas atividades para diferentes pontos da cidade. Tome-se, a título de exemplo, a programação artística do dia 04 de maio, sexta-feira, em que teremos às 20h, espetáculos acontecendo em pelo menos quatro diferentes espaços: Sala Encenação do bloco 3M do Campus Santa Mônica; o espaço do Grupontapé, o Graça do Axé e a praça Tubal Vilela. Evidentemente que, como conseqüência desta expansão espacial, promove-se um maior envolvimento da comunidade com o festival: o Graça do Axé está situado num bairro mais distante do eixo universidade-centro, de modo que a possibilidade de se atingir uma outra categoria de público e de classe social é muito maior.

Por fim, incentivando o desenvolvimento artístico e cultural da cidade de Uberlândia e projetando a UFU no âmbito do estado, do país e da América Latina, o festival é uma ação pautada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em virtude de seus diferentes programas e atividades, todos voltados para a formação plena do ator.

Texto de Yaska Antunes

----------------------------

Os Mandriões participarão das atividades do festival com o espetáculo "AS BRUXAS", que assim como o festival, também é uma ação do grupo de pesquisa PÉTALA (Pesquisa e Estudo do Teatro na América Latina), dia 04/05 às 20h na Casa de Cultura 'Graça do Aché', onde já se encontra em temporada desde o mês de março.

Acessem: www.ruinascirculares.com.br
E fiquem atentos à programação, que será um presente para a cidade de Uberlândia e região.

Nenhum comentário: